quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Inclusão Digital em Sete Barras

Nosso município está se equipando cada vez mais para oferecer aos seus cidadãos a inclusão digital, mas afinal de contas, o que é a inclusão digital?

Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences). Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Inclusão_digital

Em nosso município, temos dois ambientes funcionando à todo vapor, trata-se do Projeto Acessa São Paulo, que disponibiliza acesso à Internet e o Projeto Infocentro Social, que ministra aulas de informática, informações podem ser adquiridas pelo telefone (13) 3872-5590. E vem por aí outros projetos de Inclusão Digital que estão em fase de formação e capacitação. Aguarde e confira em nosso blog. Abraços à todos e até a proxima.

DTI - Tecnologia da Informação.
Sete Barras/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário